Secretaria de Saúde de Heliópolis acompanha caso de idosa de 62 anos que recebeu doses de vacinas diferentes
A Secretaria de Saúde de Heliópolis está acompanhando o caso de uma idosa que foi vacinada com doses de vacinas de fabricantes diferentes. O caso aconteceu no último dia 09 de agosto na Unidade Básica de Saúde do povoado Cajazeiras.
A mulher de 62 anos de idade, recebeu no 12 de abril a primeira aplicação do imunizante da AstraZeneca e, por equívoco da equipe de saúde do município, acabou tomando a segunda dose da vacina Coronavac.
Esse caso é chamado de intercambialidade. De acordo com uma nota publicada pela secretaria municipal de saúde, no período de aplicação da segunda dose da vacina, a idosa estava com covid-19 o que impossibilitou que ela recebesse o reforço vacinal naquela data. O caso foi notificado à diretoria de vigilância epidemiológica do estado e a Secretaria de Saúde da Bahia.
A coordenação de vigilância epidemiológica reconheceu o ato falho da equipe e pediu desculpas pelo erro. No entanto, tranquilizou a populaçao afirmando que estudos existentes apontam para uma boa resposta imune e dados de segueança favoráveis em esquemas de intercambialidade.
A secretaria afirma também que vai seguir as orientações do núcleo regional de saúde e uma nova dose da vacina AstraZeneca será aplicada na idosa em até 14 dias.
Redação: Romário Santos
Comentários